A EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa anunciou esta sexta-feira que 180 das suas bicicletas partilhadas da rede Gira foram roubadas em Lisboa, entre junho e agosto. Houveram também 54 tentativas de furto nesse mesmo espaço de tempo.
Em declarações à agência Lusa, fonte da EMEL afirmou que das tentativas de furto foram causados danos nas bicicletas e também que 13 das 189 bicicletas roubadas estão ainda por localizar.
Além das bicicletas, a EMEL tem sofrido também com danos nos parquímetros e nas docas da rede Gira. As docas mais danificadas são as de Campo Grande, Entrecampos, Cais do Sodré e Jardim de Santos.
De acordo com a EMEL, o vandalismo em parquímetros é algo que já dura “há bastante tempo” e que é mais evidente nos aparelhos mais antigos.
“O vandalismo aos parquímetros dura há bastante tempo, há anos… É recorrente nos mais antigos, desde que foram instalados. São os parquímetros mais vulneráveis”, salientou fonte da EMEL “as pessoas metem papéis no sítio das moedas”, o que encrava os equipamentos.
Com a cooperação da PSP, foram recuperadas com sucesso três bicicletas furtadas, num valor de 2.420 euros, esta semana.
Fonte: Renascença
Imagem: EMEL