O meu carro desapareceu, e agora?

Tesla sentry gravando ladrão

Em Portugal cerca de 9 carros desaparecem por dia. Estas ocorrências, na sua maioria furtos, acontecem durante a madrugada.

Se a sua viatura ou a de alguém que conhece desapareceu, eis o que tem que fazer.

1 – Participar a ocorrência às autoridades

Se presenciou o acontecimento ou acha que o mesmo acabou de acontecer, deve informar as autoridades imediatamente, através do 112.

Se acordou e a sua viatura desapareceu durante a noite ou mais tempo, dirija-se ao posto policial da sua zona e preencha a participação de furto.

Ao fazer a participação, a sua viatura será colocada numa base de dados a nível nacional para que seja apreendida.

2 – Preencha o registo de ocorrência no Alerta Crime Portugal

As primeiras 24 horas após o furto de uma viatura são as mais cruciais. Os ladrões costumam deixar as viaturas estacionadas em algumas ruas pouco movimentadas em zonas industriais ou residenciais, de forma a que verifiquem se as mesmas tem algum localizador.

É esta a altura em que em que tem a maior probabilidade de recuperar a sua viatura, e por isso é importante que esta informação chegue ao maior número de pessoas rapidamente.

Ao preencher o “Registo de Ocorrência” no Alerta Crime irá ser criada uma página detalhada com informações vitais que permitem a qualquer pessoa que veja a viatura abandonada na rua verificar se a mesma é furtada.

O “Registo de Ocorrência” contém a matrícula e número de identificação do veículo (VIN), permitindo a que os mais atentos consigam até verificar informações sobre uma viatura, mesmo que contenha matrículas falsas.

Revemos também cada submissão de forma a que as imagens estejam formatadas corretamente, de forma a ajudar a identificar a viatura visualmente.

Na página de registo de ocorrência, qualquer visitante pode entrar diretamente em contacto consigo, podendo fornecer informações sobre o caso.

NOTA: Existem esquemas fraudulentos em que pessoas mal intencionadas entram em contacto, afirmando que irão indicar a localização da viatura em troca de uma quantia. Estas mensagens são na sua maioria tentativas de burla, pelo que não deve considerar a sua veracidade. Uma pessoa bem intencionada não irá pedir dinheiro por informações!

Lançar um registo de ocorrência no Alerta Crime Portugal não tem qualquer custo.

3 – Partilhe a ocorrência nas redes sociais

As redes sociais são hoje em dia a forma mais rápida que temos de passar uma mensagem. Após o registo de ocorrência ser revisto e aprovado, irá ter uma página pública, com os detalhes da sua viatura para que você e os seus amigos possam partilhar nas redes sociais, ajudando assim a passar a palavra rapidamente.

Lembre-se: as primeiras 24 horas após o furto são a altura mais provável para que recupere a sua viatura. É por isso importante agir rapidamente!

4 – Partilhe nas páginas e grupos de facebook dedicados aos furtos, roubos e operações stop

Os condutores mais atentos costumam estar em grupos de facebook dedicados aos furtos e roubos, bem como os de operações stop que existem por todo o país. Ao partilhar a página da Ocorrência nestes grupos irá rapidamente passar a palavra a centenas ou até milhares de pessoas.

Abaixo iremos deixar ligações para as páginas e grupos onde deverá partilhar o registo de ocorrências:

Grupos de facebook

Grupo Facebook Alerta Crime Portugal

Grupo Facebook Viaturas Roubadas em Portugal

Grupo Facebook Carros e Motos Roubados em Portugal

Grupo Facebook Carros Roubados, desaparecidos, Encontrados PT

Grupo Facebook VIATURAS ROUBADAS EM PORTUGAL

Grupo Facebook CARROS ROUBADOS

Grupo Facebook Operações Stop Radares e Comunicação – De Portugal

Grupo de Facebook Viaturas Roubadas, e abandonadas com indícios de roubo

Grupo Facebook Moina na Estrada

Grupo Facebook ROUBOS ENTRE PORTUGAL E ESPANHA

Páginas de Facebook

Página de Facebook Autoroubo

Página de Facebook Carros Roubados em Portugal

Página de Facebook Carros Roubados & Carros Furtados & Veículos Abandonados na via

Página de Facebook Carros Roubados – Nacional – Anuncia Aqui

Página de Facebook Carros Roubados / Abandonados – Perdi o Carro

Página de Facebook Carros roubados e abandonados – Combate ao Crime

Página de Facebook Carros roubados Grande Porto

5 – Esteja atento às mensagens e atualize o seu registo de ocorrência

Esteja atento às mensagens na conta de email que indicou ao preencher o registo de ocorrência. Esteja também atento à sua caixa de mensagens no facebook (lembre-se que mensagens que não sejam de seus amigos não aparecem na caixa de mensagens normal) e comentários das suas partilhas nos diversos grupos e páginas.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp