Durante uma ação de patrulha noturna em Quarteira, militares do Comando Territorial de Faro, através do Subdestacamento Territorial de Quarteira detetaram pela presença de um homem na via pública debaixo de uma viatura.
A viatura estava levantada com o auxílio de um macaco hidráulico e junto da mesma estavam várias ferramentas, incluindo uma rebarbadora e um alicate de corte. Ao abordar o suspeito os militares puderam verificar que o escapa estava a ser cortado junto à saída do motor, de forma a que pudesse furtar a linha de escape, que contém o catalisador.
O homem de 51 anos de idade foi detido e as ferramentas utilizadas na tentativa de furto do catalisador foram apreendidas.
O furto de catalizadores tem vindo a crescer nos últimos anos pelo interesse como material de segunda mão, mas em especial pelos metais preciosos valorizados pelas sucatas para reciclagem. O valor dos materiais presentes nos catalizadores como o ródio, platina e paládio tem vindo a crescer, com a crescente valorização do paládio hoje é comercializada uma 1 grama por um valor substancialmente superior ao ouro.
Este fenómeno é particularmente grave no Reino Unido, com vários furtos a ocorrerem à luz do dia, sempre por métodos semelhantes. Em 2018 foram registados cerca de 2.000 furtos, em 2019 este tipo de crime disparou para 13.000 ocorrências em particular na área de Londres.
فش دين 🤣
Posted by Ahmad Jubeh on Tuesday, October 20, 2020
This afternoon. 2 guys attempt to steal catalytic converter from our car. Tina spots them. Confronts them. They leave. “What the bloody hell do you think you’re doing?” Brazen. pic.twitter.com/WYSBseuN4W
— Nicky Campbell (@NickyAACampbell) May 11, 2020