Vídeo mostra captura de carrinha cheia de peças furtadas, a caminho de Marrocos

Peças de carros furtados em França, apanhadas pela Guardia Civil a caminho de Marrocos

Um vídeo libertado por um canal televisivo espanhol em que uma equipa de filmagem acompanha agentes de fiscalização no porto marítimo de Barcelona trouxe algumas informações sobre como opera o crime de furto de viaturas.

Na entrada de um ferry que liga Barcelona à cidade de Tânger no norte de Marrocos, os agentes da Guardia Civil fiscalizaram uma carrinha IVECO, de cor branca, que transportava carga através deste porto.

Ao abrir a porta de trás da carrinha notaram a presença de algumas peças de automóvel. Ao questionar o condutor sobre a origem das peças, ele afirmou serem sucata. As peças aparentavam de ser de modelos de carros relativamente recentes e em bom estado, o que elevou as suspeitas dos agentes de que talvez fossem peças furtadas.

Por esse motivo decidiram investigar o assunto e começaram a remover e inspecionar peça a peça, de forma a obter mais informações.

Ao pedir o comprovativo de compra das peças, o condutor apresentou uma fatura com alguns meses de atraso, alegando que recebia as faturas à medida que ia pagando as peças. A fatura apenas especificava peças de automóvel, não especificando quantidade nem descrição das mesmas, elevando novamente as suspeitas para que fossem originárias de furto.

À medida que começam a remover peças de vários automóveis de dentro da carrinha apercebem-se que foram removidos os números de série e outros identificadores das mesmas.

O condutor recusou-se a ajudar a remover as peças, de forma a dificultar as operações de busca dos agentes da Guardia Civil.

No entanto e após a porta lateral ser aberta foram encontrados 7 motores de viaturas. Ao verificar os números de série foi possível se aperceber que todos os 7 motores pertenciam a viaturas furtadas em França.

No final da operação, foi estimado que esta carrinha transportava uma grande variedade de peças, de até 12 viaturas, com origem em veículos das mais variadas marcas, VW, Renault, Peugeot, Citroen, Ford, entre outras. Estas eram peças de viaturas furtadas em França e tinham como destino Marrocos.

O condutor foi detido pelo crime de recetação e as peças foram apreendidas. A caminha apreendida já tinha passado por aquele porto várias vezes, suspeitando-se que este condutor já teria utilizado a carrinha de transporte com o mesmo fim de transportar peças de viaturas furtadas para Marrocos.

Veja o vídeo da operação da Guardia Civil no porto de Barcelona:

Así averiguan el misterioso contenido ilegal de esta furgoneta

Así averiguan el misterioso contenido ilegal de esta furgoneta

Posted by 091 Alerta Policía – DMAX España on Thursday, October 15, 2020

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Siga-nos no FACEBOOK

Outras Notícias

Veja também

Junte-se ao grupo Alerta Crime Portugal

Alertas de furto e roubo

Ocorrências Registadas pela Comunidade

Foi vítima de Crime?