Foram detidos pela GNR, em Barcelos, três homens, de 24, 26 e 47 anos de idade. Os suspeitos foram apanhados em flagrante no dia 30 de Abril, enquanto cortavam o tubo de escape de um carro estacionado, com o intuito de furtar o catalisador do carro.
Os catalisadores, ou conversores catílicos, são componentes utilizados para queimar os gases nocivos, emitidos por motores a combustão, de forma a diminuir o impacto no ambiente. São componentes obrigatórios nos carros recentes com motor de combustão e a sua substituição não é barata, o que motiva este tipo de crime.

Os suspeitos geralmente escolhem viaturas estacionadas em locais escondidos para passar despercebidos.
Neste caso em específico, foi utilizado um macaco hidráulico para levantar a viatura e uma serra de sabre, alimentada por bateria eléctrica. Com a serra cortavam as linhas de escape e retiravam o catalizador.
Após o furto, os suspeitos vendiam os catalisadores em sucatas ou pontos de reciclagem.
Durante a operação, os militares puderam encontrar a viatura utilizada pelos suspeitos, que estava estacionada nas imediações e apreenderam:
- 1 veículo
- 6 catalisadores
- 2 macacos hidráulicos
- 1 serra elétrica sem fios
- 1 preguiça/cavalete de cremalheira para segurar automóveis até 12 toneladas
- 1 bateria portátil
- 4 serras/sabres
- 2 telemóveis
- 370€ em numerário
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Barcelos. Esta foi uma operação levada a cabo pelo Comando Territorial de Braga, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Barcelos.
Imagem: Facebook GNR – Comando Territorial de Braga