Vandalismo: o seguro cobre ou perde tudo?

Carro vandalizado

O seu seguro automóvel cobre atos de vandalismo? Essa é a dúvida que deve esclarecer.

Qual o seu contrato?

Seguro simples, de responsabilidade civil – que por defeito tem também a assistência em viagem e a proteção jurídica – não cobre atos de vandalismo.

Seguro de danos próprios, a que vulgarmente se chama de seguro contra todos os riscos, também não cobre todos os riscos. Cobre apenas:

– choques, colisão ou capotamento

– incêndios/ raios/ explosões

– furtos ou roubos

Se quiser um conjunto de outras coberturas para outro tipo de fenómenos, como atos de vandalismo ou atos maliciosos ou riscos sociais e políticos – tudo nomes para designar o mesmo –  podem não estar contemplado só porque contratou um seguro de danos próprios. Mesmo nos seguros de danos próprios, habitualmente é uma cobertura opcional.

“Depende de cada seguradora, porque existem dos mais simples aos mais complexos e depois há sempre um seguro intermédio”, disse a economista da Deco Proteste.

O que cobre o seguro se tiver a cobertura contra atos de vandalismo?

Tal como os outros seguros, cobre o valor que o carro tem no mercado e, vulgarmente há uma franquia que pode ir até aos 200 euros. Se, por hipótese, o carro está avaliado em cerca de 10.000 ou seguro pagará, por um ato de vandalismo, 9.800 retirada a franquia.

Quanto tempo demora a seguradora a pagar?

Pela lei são 30 dias úteis, desde que é feita a participação à seguradora

Posso utilizar o Fundo de Garantia Automóvel?

O Fundo de Garantia Automóvel só pode ser utilizado para danos materiais, se o responsável é conhecido, mas não tem seguro válido. Ou pode ser utilizado no caso de danos corporais seja o responsável conhecido ou não.

Nota: em caso de vandalismo, só depois de provado que há um responsável é que este estará civilmente obrigado a indemnizar os danos que causou. São processos que podem arrastar-se anos na justiça.

Caso não tenha a cobertura opcional de vandalismo perde totalmente o valor do seu carro.

Fonte: TVI24

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Siga-nos no FACEBOOK

Outras Notícias

Veja também

Junte-se ao grupo Alerta Crime Portugal

Alertas de furto e roubo

Ocorrências Registadas pela Comunidade

Foi vítima de Crime?